Pages

domingo, 21 de agosto de 2011

RELATO DE CASO, ESTUDO DA RECUPERAÇÃO DA MARCHA EM PACIENTE COM SÍNDROME DE GUILLAIN - BARRÉ

RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DA MARCHA EM PACIENTE COM SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ APÓS TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO E UTILIZAÇÃO DE ÓRTESE AFO DINÂMICA: RELATO DE CASO.

Resumo

Introdução: A Síndrome de Guillain-Barré ou Polirradiculoneurite Aguda é caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina dos nervos periféricos, às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos, de caráter auto-imune. Pacientes com SGB desenvolvem fraqueza muscular generalizada, principalmente em musculaturas dos MMII, incluindo Tibial anterior e Fibulares, apresentando como distúrbio motor pé eqüino e marcha com padrão escarvante. A utilização de órteses para posicionamento e prevenção de deformidades se faz necessário, favorecendo uma recuperação funcional satisfatória e auxiliando no desenvolvimento da marcha sem compensações.

Objetivos: Descrever a utilização e benefício da órtese AFO com ADM limitada e AFO dinâmica em um paciente portador da Síndrome de Guillain-Barré, através da apresentação de um relato de caso clínico e de uma revisão da literatura.

Metodologia: Este trabalho compreende um relato de caso, associado a uma revisão da literatura acerca da Síndrome de Guillain-Barré e recuperação funcional da marcha com auxílio de órtese para membro inferior. A revisão da literatura inclui pesquisa documental direta, através de livros, revistas e periódicos científicos.

Resultados: O tratamento Fisioterapêutico realizado neste paciente associado à prescrição e utilização de órtese do tipo AFO para membro inferior esquerdo, trouxe independência e funcionalidade, melhorando com isso a coordenação e força muscular, aquisição de trofismo e força em musculatura dos MMII, marcha mais funcional e livre de compensações, com aquisição da fase de balanço, toque de calcâneo e fase de impulso, além de proporcionar ao paciente independência em suas atividades laborativas e conforto no uso da órtese AFO dinâmica para uso com calçado.

Conclusão: O tratamento da SGB é complexo , exigindo a interação de toda uma equipe multi e interdisciplinar, incluindo ortesistas, médicos e fisioterapeutas. A introdução precoce e a manutenção do tratamento fisioterapêutico e a utilização de órteses para posicionamento e correção da estrutura articular danificada e instável foram de grande importância, uma vez que resultaram na melhora clínica das condições do paciente e aquisição de funcionalidade, principalmente nas fases da marcha.

0 comentários: