0 problema do suicídio em nossa sociedade, ainda é cercado de uma série de tabus e frases feitas. Por exemplo: : "Quem quer se matar não avisa". È uma frase-feita, repetida indefinidamente, sem qualquer fundamento em fatos. A experiência do CVV e dos demais centros de socorro telefônico instalado em outros países demonstra que o suicida em potencial dá muitos avisos. Na maioria das vezes, entretanto, tais aviso,- não são compreendidos por amigos e familiares; e a pessoa acaba se matando.
Sabe-se que as notícias sobre suicídio costumam ser evitadas pela imprensa, até mesmo como uma forma de evitar uma reação em cadeia, ou seja, que outras pessoas em sofrimento emocional se inspirem a fazer o mesmo. Entretanto quando pessoas “famosas” ou da mídia estão envolvidas, a informação acaba sendo divulgada pelos meios de comunicação.
As estatísticas sobre suicídio podem trazer consigo uma distorção da real situação da saúde mental da população, visto que os números acabam sendo minimizados, devido a alguns casos como atropelamentos, acidentes de carro, intoxicação, overdose de drogas e acidentes domésticos mascararem uma tentativa de suicídio e não serem computados como tal.
O fato é que o Brasil não dispõe de uma política nacional de prevenção ao suicídio, assim como não dispõe de um sistema de assistência e prevenção em saúde mental eficaz. Você certamente já assistiu a uma campanha de prevenção do câncer de mama, dengue, hanseníase e tuberculose. E já assistiu a alguma campanha sobre depressão? Transtorno Bipolar? Provavelmente não. Sobre suicídio então, nem pensar.
Seria importante a existência de um telefone de prevenção ao suicídio, assim como existe em outros países, com pessoas treinadas e habilitadas para lidar com situações de crise e desespero emocional. Muitos casos poderiam ser evitados se tivessem recebido alguma forma de assistência psicológica ou psiquiátrica de emergência.
Por isso é fundamental que a sociedade se mobilize e não espere somente do governo uma ação neste sentido. Divulgue no local onde mora ou no seu trabalho, os telefones de emergências psiquiátricas ou até mesmo sites que oferecem este tipo de suporte emocional, o www.cvv.org.br é um dos mais conhecidos sobre o tema.
A depressão muitas vezes é escondida pela pessoa que está em sofrimento e principalmente pode tirar toda a capacidade de reação e vontade de buscar ajuda.
Portanto é vital que os amigos, conhecidos e familiares, se ofereçam para acompanhar esta pessoa em uma consulta médica, e até mesmo ligue para agendar o atendimento para ela. O suicídio é o sintoma mais grave da psiquiatria e pode ocorrer em diversos diagnósticos e ao contrário do que muitos pensam, não ocorre por uma decisão racional, mas sim quando o pensamento está dominado pelo sentimento e o desespero de parar de sofrer leva a uma atitude impulsiva.
Busque ajuda. Ofereça ajuda. Se mobilize. Divulgue os intrumentos de prevenção. E assim poderemos salvar muitas vidas que se perderam por desespero e não por uma real falta de vontade de viver.
sábado, 26 de março de 2011
[grupomahavidya] Um problema grave
Repasse o endereço:
Pode salvar uma vida
Um problema grave
___________________________________
Grupo Mahavidya
Voltado para a Evolução
0 comentários:
Postar um comentário