Pages

quinta-feira, 11 de junho de 2009

E=mc²


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para:
navegação, pesquisa
Para outros usos, veja E=MC2 (desambiguação).

Albert Einstein
Em física, a equivalência massa-energia é o conceito de que qualquer massa possui uma energia associada e vice-versa. Na relatividade especial, essa relação é expressa pela fórmula de equivalência massa-energia

onde
E =
energia,
m =
massa,
c = a
velocidade da luz no vácuo,
Nesta fórmula, da autoria de
Albert Einstein, c, o valor da velocidade da luz no vazio, realiza a conversão de quilogramas para joules (já que as grandezas de massa e energia são diferentes).
Muitas definições de
massa na relatividade especial podem ser validadas usando-se esta fórmula, mas se a energia na fórmula é a energia de repouso, então a massa será a massa de repouso.
Em termos simples, E (
Joules) = M (quilogramas) · 299792458².
A fórmula é atribuída a
Albert Einstein, que a publicou em 1905 no artigo 1905 "Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?", um dos seus artigos do Annus Mirabilis.[1] Apesar de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas similares aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo.
Em
20 de novembro de 2008, uma equipe internacional de fisicos do Centro de Física Teórica de Marselha, com o auxílio do supercomputador Blue Gene, confirmou pela primeira vez na prática, que a massa do próton provém da energia liberada por quarks e glúons, provando que a massa provém da energia, conforme teorizado por Einstein há mais de cem anos: E=mc².[2]

0 comentários: